Pular para o conteúdo principal

A Frágil Muralha da Ilusão e o Caminho que Conduz ao Despertar!



Vivemos uma época privilegiada.


Nem por este motivo ouso afirmar que vivemos a melhor época da fase da Terra.

Já vivenciamos fases mais saudáveis, muitas menos doentias e incomparavelmente menos insanas.

Entretanto, o grau de tensão, pressão, loucura, desequilíbrio e tantos outros desajustes coletivos, só foram semelhantes ao da nossa época, dentro de determinadas culturas e civilizações antigas, mas nunca em escala global, tal como observamos hoje.

E o que faz de nossa época, uma época privilegiada?

Justamente este grau de tensão presente e todas as suas conseqüências, os nervos estão à flor da pele, a quantidade de ações que clamam por urgência são tantas, que temos inclusive dificuldades de diferenciar o urgente do importante e estabelecer desta forma uma seqüência de prioridades.

E diante de toda esta tensão e de todos esses desequilíbrios, mais e mais pessoas vivenciam um pequeno despertar, que as conduzem a suspeita de que há algo de profundamente errado com nossas existências, tal como a vivemos, basta para isto lançar um olhar sobre a sociedade e dentro de nós mesmos, para perceber que nem a ciência, nem o estado, a filosofia ou a religião, conseguiu realizar a verdadeira revolução humana, promovendo a paz, a união e a confraternização entre todos os povos.

Muito pelo contrário, com relação ao Estado que prega o nacionalismo é este em parceria com a inconsciência humana o responsável por quase todas as guerras travadas nos últimos séculos.

A ciência e todo o seu “academicismo” em parceria com a inconsciência humana são uma aliada do poder dos Estados e tem como método mais preciso e minuciosamente seguido; a lógica de mercado, portanto, paguem para os cientistas e o que desejarem que seja produzido e eles produzirão, sejam produtos bélicos como armas de calibre até armas químicas, físicas ou bacteriológicas, seja novas drogas para a indústria farmacêutica, ou novos agrotóxicos, não importa, desde que se dê dinheiro e promova a indústria a ciência estará lá, completamente despreocupada com relação a "verdade".


Não é necessário falar muito da religião (basta olhar para a história de guerras, disputas pelo poder, manipulação de massas, sacerdotes assalariados, proselitismo agressivo, genocídios culturais, etc), esta existe graças à inconsciência humana (talvez por isto C. G. Jung tenha estudado tanto os símbolos das religiões que são tão profundamente arraigados no inconsciente coletivo).

A religião também segue a lógica de mercado, movimenta bilhões na economia mundial todos os anos, impede aos indivíduos de vivenciarem uma tomada de consciência, tornando-os alienados e não proporcionando aos que os seguem; o êxito do supremo objetivo espiritual, que é o pleno despertar humano e divino.

A filosofia falhou em promover uma experiência humana universal, contribuiu e contribui até hoje para a formação do pensamento crítico, o que nos permite a tomada de consciência, entretanto o maior valor da filosofia está na sua capacidade de questionar mais do que de encontrar respostas. E é este é o primeiro passo para começar a se sair do automatismo da inconsciência humana e caminhar em direção a uma liberdade mais ampla.

Talvez a sua falha não possa ser atribuída a si mesma, mas ao fato desta estar desvinculada da educação de massa, não há país no mundo acredito eu (a França talvez se aproxime disso), que esteja interessada efetivamente em formar uma cultura de pensadores, até porque se uma cultura assim se consolidasse todo o sistema consumista capitalista atual ruiria, porque este, está enraizado na loucura que conduz a destruição do planeta e seus habitantes.

Mas para que a filosofia pudesse alcançar o objetivo de formar uma cultura de seres pensantes, esta precisaria repensar os seus métodos pedagógicos, porque as universidades ensinam filosofia da mesma forma que ensinam história (vocês viram, eu até tentei defender a filosofia, mas pelo que vejo, ela também fracassou).

Devido a todos esses fracassos e todas essas ilusões a época atual em que vivemos, torna-se privilegiada por que temos em mãos todas as referências necessárias, para nos permitir buscar algo inédito, revolucionário, diante de um novo paradigma, ao invés de repetir os mesmos erros do passado.

Antes de chegar a este "ponto de mutação" de romper com todo o passado, é obvio que a mente tentará separar o joio do trigo e buscará reunir em sua base os aspectos positivos de todas as tradições por intermédio da ciência, da filosofia, da religião, etc, sem dogmatismos, sectarismos, sem desejar utilizar o saber como uma arma de manipulação e poder, mas com a intenção justamente de encontrar uma saída para este mundo caótico de valores doentios, destrutivos e ultrapassados.

E já me aproveitando dessas tradições, me recordo de uma pregação silenciosa que segundo reza a lenda (ou a história), foi realizada por Sidharta Gautama, o Buda, a cerca de dois mil e seiscentos anos atrás, veja o tamanho da revolução ali proposta, um discurso silencioso...

Havia uma multidão de monges aguardando os discursos dos ensinamentos de Budha, esperavam ansiosos, a maioria deles já estavam habituados aos seus discursos, afinal, ele já pregava o dharma a décadas, no entanto, naquele dia em especial, ele surgiu diante dos monges com uma flor de lótus em mãos, sentou-se em posição de meditação e ficou contemplando a flor, sem dizer nenhum palavra, completamente silecionso.

Aquilo era intrigante, todos os monges ficaram muito surpresos, e se penguntavam; quando ele vai começar a falar? O que ele quer dizer com isso?

Os monges foram ficando tensos, afinal, o que aquilo significava? O silêncio se prolongava e Sidharta permanecia imóvel, contemplando a flor.

Foi quando um monge chamado Mahakashyapa começou a soltar altas gargalhados, a multidão olhava para ele atônita e pensavam tais como pensam os religiosos: - Mas que blasfêmia! Como ele ousa rir diante do mestre desta forma! Isto é um escandalo! Só pode ter enlouquecido, perdido a razão.

No entanto, Sidharta olhou em direção a Mahakashyapa e sorrindo disse: Tudo que eu podia dar a vocês com palavras eu já lhes dei, mas com essa flor eu dou a Mahakashyapa a chave de todos os ensinamentos, somente Mahakashyapa soube entender o meu discurso de hoje!

O que foi que Sidharta entregou a Mahakashyapa?

Muitos até hoje ainda não puderam compreender, conta-nos a tradição Zen Budista que este monge tornou-se o primeiro patriarca Zen, e por causa disso o Zen tornou-se a primeira tradição capaz de abandonar as palavras e entregar-se ao insondável mediante a auto-observação silenciosa da mente através do Za-Zen (meditação sentada).

Imagino como seria maravilhoso se no ocidente os religiosos colocassem a bíblia de lado e decidissem viver o Espírito Santo (o Consolador que Cristo prometeu nos enviar, mas que poucos os cristãos ouviram essa promessa), através do contato direto, da inspiração e da prática da compaixão, da fraternidade, da liberdade, da igualdade e do amor ao próximo, a Deus e a si mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Macro e a Micro-Violência

A violência nunca é um fenômeno individual e isolado, se quer posso crer  na existência de qualquer outro fenômeno que seja completamente individual, porque o individual é reflexo do macro, como o macro é um reflexo do micro, tudo se interpenetra para a criação de um todo, de um conjunto que se interage através de múltiplas vias. A violência é uma linguagem, uma forma de expressão infantil, primitiva, instintiva, reativa de causa complexa e multifacetada, mesmo após diversos estudos realizados nas mais variadas áreas do saber, como a biologia, a antropologia e a psicologia a comunidade científica não responde de forma satisfatória ao dissecar todas as nuances relacionadas ao fenômeno da violência, a não ser hipóteses diversas que ora se encaixam a determinada situação e ora não, mas nunca revelando completamente a chave da questão. Se onde está o problema está também a solução, conhecer as causas da violência torna-se uma questão de fundamental importância para o estabelecimento d

O Encontro Santo e a Reversão do Pensamento (UCEM)

É a partir do encontro santo que o processo de reversão do pensamento tem início realmente, por isso o curso em si é apenas um começo. Sua base teórica só é necessária para tornar o estudante disponível, aberto e vulnerável para este encontro e não para uma compreensão minuciosa e intelectual de como funciona todo o processo, caso contrário o estudante se sentiria paralisado pelo medo ao perceber ameaçada toda a extrutura do pensamento do ego ao sentir a presença do sagrado revelado através do instante santo. O instante santo se dá quando duas ou mais "pessoas" deixam de perceberem a si mesmas como entidades físicas separadas e através da percepção direta descobrem que na verdade são uma única presença, uma única consciência em uma só expressão da unicidade. Quando a ideia de um eu separado (que é somente uma crença profundamente arraigada na base de pensamento do ego), é suspensa através da vivência do instante santo, o medo e a culpa também são suspensos,

O Ser e o Eu Autocentrado

Um dos dogmas humanos mais aceita por toda a humanidade é o dogma da individualidade, do ser existente separado do todo, do homem particular, da ilha distante... Este ser autocentrado procura de todas as formas se destacar perante os demais através do contraste e, para isto, busca o reconhecimento dos seus contemporâneos, parecendo não compreender que uma conquista individual que dependa de um reconhecimento coletivo, jamais será um fenômeno individual, e sim um fenômeno de um todo. A necessidade de ser especial é uma das características mais marcantes do eu autocentrado, ser ele mesmo e realizar o próprio ser não lhe basta, é necessário ter mais do que outro, mais prestígio ou mais poder, mais beleza ou mais inteligência, mais sexo ou mais espiritualidade, mais sofrimento ou mais prazer, mais miséria ou mais riqueza não importa, ele precisa ter mais e, assim ser especial, ele precisa se diferenciar com relação aos demais através do contraste, sem contraste ele se sente co