domingo, 20 de fevereiro de 2011

A SABEDORIA DAS IDADES



Disponibilidade, abertura e entrega, esses são os meios para se ter acesso a sabedoria das idades.

Podemos também chamá-la de sabedoria ancestral.

A sabedoria das idades é um manancial de vivências armazenadas no inconsciente coletivo, é a soma de todas as experiências realizadas por nossos ancestrais desde os primórdios, através dela é possível se obter inúmeras respostas à questões concernentes às nossas vidas na atualidade e é de suma importância para o nosso crescimento e o amadurecimento. 

Uma vida baseada na individualidade de uma personalidade aparentemente isolada, que surge num determinado ponto do espaço e do tempo, tem o seu espectro de consciência consideravelmente reduzido, limitando assim, profundamente a expressão da força da Grande Vida em sua própria vida, o que obviamente fará com que o individuo encontre muitas dificuldades em sua jornada, que poderiam ser resolvidas com simplicidade.

Alguns utilizam o culto aos antepassados como forma de estabelecer um contato com esta sabedoria, e desenvolve por meio deste culto, uma atitude de gratidão e harmonia para com todos aqueles que vieram antes.

Nem todas as pessoas são simpatizantes de uma ritualística tal como esta, para estes, bastará simplesmente parar por alguns minutos todos os dias de amanhã e agradecer em memória daqueles que nos antecederam, todos os esforços por eles realizados, dentro de suas possibilidades, para que tivéssemos uma vida mais confortável em todos os sentidos, perdoando completamente as suas falhas, por compreender suas limitações.

Outros conseguirão ter acesso a esta sabedoria das idades ao praticar alguma espécie de arte praticada pelos antigos de uma determinada cultura e época, seja através da dança, do canto, ao tocar um instrumento, do estar em volta da fogueira, da brincadeira de roda, da arte marcial; na arte de manejar uma espada ou de atirar com o arco e flecha, entre tantas outras possibilidades.

Isto ajudará a criar uma ponte, entre o presente e o passado, não uma ponte para o nosso retrocesso, mas para ampliarmos o nosso leque de possibilidades, de experiências e de sabedoria.

Há muitos meios para se usufruir desta riqueza, não desista de encontrá-lo, e utilize aquele meio que estará de acordo com as inclinações de sua natureza, em ressonância com o seu coração. 

Já somos seres infinitamente ricos, permita-se viver através da graça e seja grato.

Paz Profunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Seguidores