Pular para o conteúdo principal

Crescendo Interiormente


Um dos fatos que demonstram e comprovam, a meu ver, que vivemos numa sociedade infantilizada e atrasada, é a forma como nossa cultura nos ensina a lidar com nossas dores e nossas emoções. 

Crescemos e somos educados não como indivíduos dotados de um corpo emocional, não ouvimos falar de uma aparelho, como um organismo psiquíco ou mesmo a respeito de uma dimensão subjetiva e introspectiva de nossas personalidades.

Ao contrário, nossos sentimentos e emoções são adestrados para nos voltarmos sempre  para o exterior.

Os adultos (onde lê-se adultos, neste tópico, deve-se ler "crianças crescidas e imaturas"), ensinam as crianças a se alegrarem através de brinquedos, jogos, cores, texturas, doces, comidas, ou seja, sempre estimulando os  sentidos com sensações rasas, sempre associadas projetadas para o exterior.

Entretanto, entre adolescência e vida adulta começamos a notar a existência de diversos fenômenos que nos ocorrem em nossa psique, e muitas vezes o interior necessita gritar e provar a sua existência de maneira um tanto quanto ruidosa, exigindo a nossa atenção e implorando que nos voltemos para dentro de nós mesmos para nos permitirmos superar nossas dores e inseguranças.

São as pessoas mais sensíveis que descobrirão, como um grande tropeço, a existência de um amplo universo interior, carente de desenvolvimento, atenção e estímulo, simplesmente porque esta dimensão interior é ignorada muitas vezes, por nossa cultura superficial, que determina o bem estar humano como uma conquista meramente econômica, desconsiderando nosso intímo, nossas emoções, nossa humanidade.

Desta forma, muitos indivíduos só começam a dar atenção a seu universo interior, composto por suas emoções, por suas crenças, por seus aprendizados, por sua fé, somente após sofrer certos reveses, devido a transtornos mentais, dificuldades de adaptação a sociedade, intensa angústia ou depressão, dificuldades em lidar com a sexualidade, com sua solidão,  com suas neuroses e suas válvulas de escape.

Para muitos, a princípio, se voltar para dentro de si é uma necessidade urgente para alcançar a cura para os seus sofrimentos e paz para os seus conflitos, no entanto, muitas pessoas depois de darem início a jornada para dentro de si mesmo, não só são capazes de superar suas mazelas, mas também de descobrir uma fonte de alegria, leveza, desapego, paz e amor próprio e genuíno. Aquilo que a princípio era para curar a fonte do sofrimento, agora se torna a fonte da verdadeira alegria.

O caminho da mudança, da reforma íntima, da cura das atitudes e de nossas relações, do autoconhecimento e da jornada interior são caminhos envoltos de grandes desafios, de aventuras, de descobertas e de  alegria. Há uma linha divisória na evolução e maturidade deste caminhar que separa a necessidade do sofrimento para o adquirir aprendizados, ou seja, há um instante em que aprender, é por si mesmo, maravilhoso, por essa razão não há mais necessidade de sofrimento e de se quebrar para aprendermos unicamente com nossos erros.

Aprender a lidar com nossas emoções e se voltar para dentro de si, são os princípios de uma evolução humana mais ampla, contribuindo assim, para que a humanidade se liberte de suas mazelas. Através do desenvolvimento interior nos tornaremos mais tolerantes, dotados de empatia nos voltaremos para a ajuda e a colaboração mútua, sempre prontos para estender a mão aqueles que necessitarem de nossa ajuda. 

É hora de começarmos a construir novas referência de vida adulta em nossa sociedade, que possam nos ajudar a estabelecer uma cultura de paz e convergência, onde os seres humanos possam aprender que cuidarmos uns dos outros é cuidarmos de nós mesmos e de nossos familiares, o mundo humano precisa ser cuidado, curado, e nós  precisamos desenvolver uma sociedade saudável e livre desse volume de transtornos, roubos, corrução e violência que assola a nação brasileira. 

E para isto estou aqui, me dedicando a este curso, compartilhando alegrias, forças, experiências e esperanças para que possamos ajudar a curar o sofrimento coletivo, que é sentido por tudo e por todos neste planeta. Curando a mim mesmo eu ajudo a curar o mundo e compartilhando com todos a minha volta, desta dádiva, somamos uma força capaz de transformar o mundo, para isto (como diria Gandhi), que possamos ser a mudança que desejamos para o mundo, hoje e sempre!

Lhe convido para esta longa jornada de grandes mudanças e transformações, este é um caminho de alegria, de bem-aventurança e realização! Não sou um mestre, sou apenas seu irmão, sou aquele que acordou e que está aqui para ajudar a acordar aqueles que estão em busca do grande despertar, traga seus instrumentos, traga sua dança, é hora de deixar os lamentos para trás e é hora de celebrar!

Comentários

  1. lindo texto, e o mais IMPORTANTE: FÁCIL de ser compreendido !!!!
    AMEI !!!!
    Beijo grande
    Maria Helena Lapenda

    ResponderExcluir
  2. Meu,tu descreveu um ser humano de mente aberta, que não tem medo de aprender com os erros, por mais decepcionante que seja errar no alge do seu sonho digamos, mas este individuo simplesmente acata este erro o transformando em força interior e sentindo que esta força vem de algo além desse plano.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alex... Muito bacana ver que você, já está se voltando, para suas questões internas mais profundas. Não há nada mais fascinante do que esta descoberta a respeito daquilo que somos. Porque naquilo que somos se encontra a chave que tanto buscamos ao lado de fora.... Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

A Macro e a Micro-Violência

A violência nunca é um fenômeno individual e isolado, se quer posso crer  na existência de qualquer outro fenômeno que seja completamente individual, porque o individual é reflexo do macro, como o macro é um reflexo do micro, tudo se interpenetra para a criação de um todo, de um conjunto que se interage através de múltiplas vias. A violência é uma linguagem, uma forma de expressão infantil, primitiva, instintiva, reativa de causa complexa e multifacetada, mesmo após diversos estudos realizados nas mais variadas áreas do saber, como a biologia, a antropologia e a psicologia a comunidade científica não responde de forma satisfatória ao dissecar todas as nuances relacionadas ao fenômeno da violência, a não ser hipóteses diversas que ora se encaixam a determinada situação e ora não, mas nunca revelando completamente a chave da questão. Se onde está o problema está também a solução, conhecer as causas da violência torna-se uma questão de fundamental importância para o estabelecimento d

O Encontro Santo e a Reversão do Pensamento (UCEM)

É a partir do encontro santo que o processo de reversão do pensamento tem início realmente, por isso o curso em si é apenas um começo. Sua base teórica só é necessária para tornar o estudante disponível, aberto e vulnerável para este encontro e não para uma compreensão minuciosa e intelectual de como funciona todo o processo, caso contrário o estudante se sentiria paralisado pelo medo ao perceber ameaçada toda a extrutura do pensamento do ego ao sentir a presença do sagrado revelado através do instante santo. O instante santo se dá quando duas ou mais "pessoas" deixam de perceberem a si mesmas como entidades físicas separadas e através da percepção direta descobrem que na verdade são uma única presença, uma única consciência em uma só expressão da unicidade. Quando a ideia de um eu separado (que é somente uma crença profundamente arraigada na base de pensamento do ego), é suspensa através da vivência do instante santo, o medo e a culpa também são suspensos,

O Ser e o Eu Autocentrado

Um dos dogmas humanos mais aceita por toda a humanidade é o dogma da individualidade, do ser existente separado do todo, do homem particular, da ilha distante... Este ser autocentrado procura de todas as formas se destacar perante os demais através do contraste e, para isto, busca o reconhecimento dos seus contemporâneos, parecendo não compreender que uma conquista individual que dependa de um reconhecimento coletivo, jamais será um fenômeno individual, e sim um fenômeno de um todo. A necessidade de ser especial é uma das características mais marcantes do eu autocentrado, ser ele mesmo e realizar o próprio ser não lhe basta, é necessário ter mais do que outro, mais prestígio ou mais poder, mais beleza ou mais inteligência, mais sexo ou mais espiritualidade, mais sofrimento ou mais prazer, mais miséria ou mais riqueza não importa, ele precisa ter mais e, assim ser especial, ele precisa se diferenciar com relação aos demais através do contraste, sem contraste ele se sente co