Pular para o conteúdo principal

Sociedade Primitiva Contemporânea (SPC)


Os bares, prostíbulos, penitenciárias, casas da lei e as universidades estão abarrotadas de pessoas tais como a mim, sonharam e que se desiludiram, ousaram sonhar outra vez e  se quebraram, e agora, se recusam a sonhar novamente e, no entanto, também não conseguem se liberar do seu pesadelo cotidiano. 

Pessoas que buscam alívios para suas feridas e que continuam a viver em ambientes hostis, permanecendo com suas feridas abertas e pulsantes!

Indivíduos que para os quais  o remédio vindo de fora já não representa uma esperança para a cura, mas a mera possibilidade de um alívio momentâneo!

Eu, no entanto, já decidi por expor minhas dificuldades e fraquezas, não preciso mais fingir forças como outrora, assim como não preciso mais me lançar sobre o pescoço do meu semelhante com a ilusão de que ele é o algoz do meu sofrimento, muito pelo contrário, tenho hoje a infinita compaixão dos bodhisattvas, pois estou ao menos consciente de que ele, o meu semelhante esta muita das vezes tão doente, perturbado e oprimido tal como eu mesmo, e ainda esconde suas fraquezas e dúvidas por de trás das frágeis muralhas dos seus impulsos padronizados e condicionados por valores decadentes que nos conduzem ao colapso!

Irônica e trágica situação! Encerrados numa misteriosa esfera suspendida no espaço sem possuir a clareza de propósito e significado para nossas existências, sofrendo dramas coletivos, possuindo as mesmas necessidade de sub existir, se alimentar, habitar e vestir-se, assim como os mesmos sonhos por felicidade, realização, paz e segurança e, no entanto, isolados uns dos outros, tais como estranhos e potenciais salteadores, representantes de uma ameaça constante, vivendo sobre tensões diárias, com medo, desconfiança, pânico, estresse, síndromes, transtornos ou sombras que se acumulam no interior da psique!

Não é fácil habitar entre seres primitivos e ter que se conciliar com um leão por dia para que não sejamos prematuramente devorados, ter que abrir concessões ao adversário que habita no interior de nós mesmos, este selvagem que é capaz de matar para defender suas ilusões vazias através daquilo que chamamos de legítima defesa, sem nos darmos conta, de que a defesa, é um ataque brutal aprendido com um medo irracional e seu instinto de sobrevivência!

Até quando nós crianças que fingimos uma idade adulta que tem por parâmetro o número de elipses do planeta em torno do sol, acordaremos resolutos para amadurecermos e humanizarmos a terra?

Enquanto isto em laboratórios farmacêuticos credenciados pelo imprimatur dogmático da ciência oficial, conglomerados ambicionam o acúmulo de capital, sem pouco importarem com a eficácia ou efeitos colaterais de muitas das suas drogas, quando na realizadade o que precisamos é da cura da alma para se libertar de forma de violência ou opressão.

Quem dera possamos encontrar no próprio veneno humano o remédio da nossa salvação? Pois onde esta o problema haverá de estar também a solução!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Macro e a Micro-Violência

A violência nunca é um fenômeno individual e isolado, se quer posso crer  na existência de qualquer outro fenômeno que seja completamente individual, porque o individual é reflexo do macro, como o macro é um reflexo do micro, tudo se interpenetra para a criação de um todo, de um conjunto que se interage através de múltiplas vias. A violência é uma linguagem, uma forma de expressão infantil, primitiva, instintiva, reativa de causa complexa e multifacetada, mesmo após diversos estudos realizados nas mais variadas áreas do saber, como a biologia, a antropologia e a psicologia a comunidade científica não responde de forma satisfatória ao dissecar todas as nuances relacionadas ao fenômeno da violência, a não ser hipóteses diversas que ora se encaixam a determinada situação e ora não, mas nunca revelando completamente a chave da questão. Se onde está o problema está também a solução, conhecer as causas da violência torna-se uma questão de fundamental importância para o estabelecimento d

O Encontro Santo e a Reversão do Pensamento (UCEM)

É a partir do encontro santo que o processo de reversão do pensamento tem início realmente, por isso o curso em si é apenas um começo. Sua base teórica só é necessária para tornar o estudante disponível, aberto e vulnerável para este encontro e não para uma compreensão minuciosa e intelectual de como funciona todo o processo, caso contrário o estudante se sentiria paralisado pelo medo ao perceber ameaçada toda a extrutura do pensamento do ego ao sentir a presença do sagrado revelado através do instante santo. O instante santo se dá quando duas ou mais "pessoas" deixam de perceberem a si mesmas como entidades físicas separadas e através da percepção direta descobrem que na verdade são uma única presença, uma única consciência em uma só expressão da unicidade. Quando a ideia de um eu separado (que é somente uma crença profundamente arraigada na base de pensamento do ego), é suspensa através da vivência do instante santo, o medo e a culpa também são suspensos,

O Ser e o Eu Autocentrado

Um dos dogmas humanos mais aceita por toda a humanidade é o dogma da individualidade, do ser existente separado do todo, do homem particular, da ilha distante... Este ser autocentrado procura de todas as formas se destacar perante os demais através do contraste e, para isto, busca o reconhecimento dos seus contemporâneos, parecendo não compreender que uma conquista individual que dependa de um reconhecimento coletivo, jamais será um fenômeno individual, e sim um fenômeno de um todo. A necessidade de ser especial é uma das características mais marcantes do eu autocentrado, ser ele mesmo e realizar o próprio ser não lhe basta, é necessário ter mais do que outro, mais prestígio ou mais poder, mais beleza ou mais inteligência, mais sexo ou mais espiritualidade, mais sofrimento ou mais prazer, mais miséria ou mais riqueza não importa, ele precisa ter mais e, assim ser especial, ele precisa se diferenciar com relação aos demais através do contraste, sem contraste ele se sente co