domingo, 12 de junho de 2011

O que é um Satsang?


Quando vivemos limitados a padrões de condicionamentos, vivemos aprisionados por pensamentos, sensações e emoções que nos arrastam de forma imperiosa, nos fazendo sentir completamente impotentes diante de diversas situações. Muitos são arrastados pela ansiedade, outros pela depressão, outros pelo medo, outros pela ira, ou pelo desejo, pela culpa, pela ambição, e neste momento que nasce dessa inquietude, nunca vivencia a paz e a felicidade.

Para alguns, o ciúme é este gatilho. Basta uma pequena situação para que a tranquilidade de uma relação se transforme em raiva, medo, agressividade, etc. Já quando somos contrariados, não importa em qual situação, novamente, surge a raiva, o desejo de vingança, etc.; quando nos deparamos com alguém do nosso convívio, mal-humorado, nosso humor também se transforma; quando recebemos ordens de chefes, ou reclamações de clientes, tornamos isto algo pessoal, nos sentimos ofendidos e, novamente, o conflito se instala; quando nos falta dinheiro, nos deprimimos, nos desesperamos com dívidas e dificuldades financeiras; também nos sentimos infelizes por nos sentirmos feridos ou por sentir que ferimos aqueles que estão próximos a nós, e tudo isso acontece porque vivemos na inconsciência, limitados ao passado, limitados a mente.

Satsang é uma oportunidade para mergulharmos na Consciência e, através da Meditação, da autoinvestigação e da entrega à nossa Real Natureza, nos libertarmos dessas limitações, desses padrões, dessas tendências mentais já fixadas há anos e presentes há milênios no comportamento humano, e, assim, descobrirmos a verdadeira paz, a real liberdade e a real felicidade naquilo que somos. 

Não é possível a real liberdade e a felicidade sem que você seja você mesmo. Mas quem é você? Você só descobre quem é você na autorealização, antes disso, tudo o que você conhece como sendo você; não passa de um nome, de uma história passada, de hábitos, condicionamentos e padrões, que se instalaram através do convívio social, onde você foi programado para atender aos outros, satisfazê-las, sem a oportunidade de se voltar para si mesmo. 

Satsang é o encontro consigo mesmo, o encontro com a verdade, o encontro com o Ser, o ambiente perfeito para que a Consciência deste si mesmo possa florescer, e nessa realização, nesse encontro, nessa comunhão de coração com o Guru, que é aquele, que vivendo em seu Estado Natural, pode nos conduzir através de um trabalho de meditação, autoinvestigação, devoção, guiança e entrega a nossa Real Natureza,  nos possibilitando Ser aquilo que somos, nos tornamos aquilo que somos. Isto é Satsang.





Acesse o nosso site:


www.mestregualberto.com




*

7 comentários:

Marcos Gualberto disse...

É uma entrega a sua real natureza, é o desistir da continuidade do tempo psicológico da ilusão da identificação com historia mental...

O que satsang implica? Implica na realização de sua verdadeira natureza este é o fim do sofrimento, na plena realização de Deus..

Aqui não ha mais dualidade, pois toda separatividade se foi e não mais existe como nunca realmente existiu...

Apenas permaneça em silencio, na pura e direta simples constatação do que é. E a verdade esta ai em toda sua gloria e plenitude!

Ronaldo San & Márcio disse...

amei essa explicação sobre Satsanga. Concordo com o que disse. Somente buscando em nosso intimo a verdade e a paz é que podemos nos realizar, nos realizando somos mais plenos com todos.
quando puder visite meu blog será uma alegria recebê-lo.
http://www.adiranallves.blogspot.com.br

velma disse...

GOSTEI MUITO, POI É A REALIDADE. SE TODOS SENTISSEM
O QUE SÃO REALMENTE EQUE CADA OLHAR CADA SORRISO, UMA PALAVRA TRANSMITISSEM O AMOR DIVINO NOSSO PLANETE SERIA UM PARAISO.
ROBEVAL DINIZ

Rochel Luz disse...

Palavras de sabedoria!!!
EU SOU grato!!! _/\_
https://www.facebook.com/groups/sget.sk/

BETE OLIVEIRA disse...

Gratidão!

Celso ANTONIO BERNARDES disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Gratidão pela explicação ♡

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Seguidores