terça-feira, 30 de junho de 2009

Espiritualidade ou Religião?




A espiritualidade não depende da religião.
.
A religião para ser genuína e para alcançar o objetivo do qual se propõe necessita da espiritualidade, a religião sem espiritualidade fracassa, porque a espiritualidade é a qualidade transcendente da religião, e o seu coração, o seu cerne.

.
No entanto a espiritualidade encontra o seu êxito através da realização íntima da potencialidade divina que cada humano trás dentro de si não dependendo da religião para alcançar este êxito.
.
Eckhart Tolle, mestre espiritual e autor do livro "O Poder do Agora" através de sua experiência com a iluminação, tornou-se prova viva e histórica deste fato que afirmo nesta reflexão, o seu encontro com o Ser não deu-se através de uma longa caminhada religiosa em busca de uma redenção, da iluminação ou do nirvana, deu-se num momento agudo de crise do pânico, no meio do desespero e da idéia trágica de suicídio, quando então a espiritualidade, fenômeno inerente e intrínseco a toda manifestação de vida surgiu através de um pensamento súbito naquele instante que rompeu com o paradigma que Tolle trazia dentro de si e em seguida ele alcançou a iluminação.
.
Um dos motivos de haverem tantos seres humanos sem fé, e que se apóiam através de sua razão tão somente na ciência, ciência que quando praticada sem consciência leva a destruição é decorrente ao fato da religião, também praticada sem consciência e que conduz a fenômenos profundamente ambíguos e contraditórios como o fanatismo, o terrorismo, a violência explicita, o preconceito e a disputa pelo monopólio da verdade.
.
Entretanto a ciência tem uma vantagem com relação à religião, o ser humano em seu estado grosseiro não necessita de nenhum esforço para se beneficiar do avanço da ciência, o fato de eu ter a oportunidade de escrever este texto neste blog no momento e disponibilizá-lo em minutos para toda a web e todo o planeta é uma conquista do avanço científico e tecnológico, no entanto, como pode alguém se convencer tão facilmente com relação aos benefícios da espiritualidade ou da religião?
.
A religião é sem dúvida alguma umas das maiores barreiras existentes para o despertar espiritual do ser humano, este despertar espiritual depende tão somente de um despertar da consciência para o seu estado natural e não de ritos religiosos, a meditação é uma caminho maravilhoso para a transformação interior, para o despertar da consciência, a oração é também um caminho mas o sermão é na maioria das vezes uma técnica de ataque, de persuasão tendenciosa dirigida para interesses de determinadas facções e para o fortalecimento de instituições religiosas que convencem através do discurso os fiéis a pagarem o dízimo, a contribuírem com o seu dinheiro para que tenham a possibilidade de alcançarem um estado de graça, sempre dependente de um intermediário, de um interprete de um líder, um pastor ou de uma igreja.
.
Desta forma, algumas religiões mais do que outras, se aproximamaram da qualidade espiritual através de ensinamentos milenares que reconhecem na disciplina pessoal, na prática da meditação e no encontro de si mesmo, meios que possam conduzir o seu adepto ao êxito em seu objetivo, o despertar espiritual.
.
Diríamos que a religião é como uma semente; a meditação, o amor e a prática do altruísmo desapegado de seus resultados são as flores e a espiritualidade são os frutos que quando verdes tem um efeito catártico e quando maduros conduz a iluminação.
.
A espiritualidade tem a capacidade de unir os seres humanos e a religião é uma das maiores causas de separação, crimes, diferenciação, julgamento, condenção, culpa discussão e cismas.
.
A espiritualidade não só é a qualidade transcendente da religião, como é também a sua essência, se utilizarmos uma alegoria vedanta diriamos que a religião é o ego o pequeno e ilusório eu, enquanto a espiritualidade é o Atmam ou seja a grade alma o Eu Superior capaz trazer todo entendimento necessário para a iluminação e para a auto-realização humana.
.
Sou espiritualista mas não sou religioso, precisamos de mais espiritualidade e não de mais religião, precisamos de amor e não de mais disputas pela verdade, todos precisamos da verdade, portanto não precisamos disputá-la.
.
Quero deixar registrado aqui, meu agradecimento a todas as religiões que reconhecem a necessidade de uma conversação e união ecumênica, todos nós temos os mesmos problemas e dificuldades pela frente e todos nós precisamos de uma mesma solução que nos forneça paz, amor, entendimento e a confraternização universal para que o paraíso possa se concretizar na terra através da ascensão espiritual humana.
.
Se tiveres que escolher entre espiritualidade e religião, escolha a espiritualidade, vá direto à fonte! Não aceita uma verdade de segunda mão!
.
Permita a ti mesmo experenciar a verdade, permita a ti mesmo encontrar o ponto de mutação para a sua transformações e para o seu despertar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá é o Paulo
Isso me lembrou quando eu discutia com um mestre sobre o que é a alma. Ele deu todas as definições e visões das mais diversas culturas... Ai eu questionei "Mas e ai? Qual está mais próximo da verdade em sua opinião"
A resposta dele me pegou em cheio
"Tanto faz, para mim o importante é ter todos os pontos de vista possiveis, pois se eu tiver o ponto de vista do outro, eu consigo ver o mundo atravéz dos olhos do outro... Coisa que poquissimos tem a capacidade de fazer em nossa atual sociedade"

Esse texto me lembrou muito bem isso, olhar pelos olhos do outro.

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Seguidores