Um dos dogmas humanos mais aceita por toda a humanidade é o dogma da individualidade, do ser existente separado do todo, do homem particular, da ilha distante... Este ser autocentrado procura de todas as formas se destacar perante os demais através do contraste e, para isto, busca o reconhecimento dos seus contemporâneos, parecendo não compreender que uma conquista individual que dependa de um reconhecimento coletivo, jamais será um fenômeno individual, e sim um fenômeno de um todo. A necessidade de ser especial é uma das características mais marcantes do eu autocentrado, ser ele mesmo e realizar o próprio ser não lhe basta, é necessário ter mais do que outro, mais prestígio ou mais poder, mais beleza ou mais inteligência, mais sexo ou mais espiritualidade, mais sofrimento ou mais prazer, mais miséria ou mais riqueza não importa, ele precisa ter mais e, assim ser especial, ele precisa se diferenciar com relação aos demais através...
Filosofia, autoconhecimento e busca espiritual