Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Reconhecer

O Ser e o Eu Autocentrado

Um dos dogmas humanos mais aceita por toda a humanidade é o dogma da individualidade, do ser existente separado do todo, do homem particular, da ilha distante... Este ser autocentrado procura de todas as formas se destacar perante os demais através do contraste e, para isto, busca o reconhecimento dos seus contemporâneos, parecendo não compreender que uma conquista individual que dependa de um reconhecimento coletivo, jamais será um fenômeno individual, e sim um fenômeno de um todo. A necessidade de ser especial é uma das características mais marcantes do eu autocentrado, ser ele mesmo e realizar o próprio ser não lhe basta, é necessário ter mais do que outro, mais prestígio ou mais poder, mais beleza ou mais inteligência, mais sexo ou mais espiritualidade, mais sofrimento ou mais prazer, mais miséria ou mais riqueza não importa, ele precisa ter mais e, assim ser especial, ele precisa se diferenciar com relação aos demais através...

Seja! Se já! Sê já!

Àquele para quem a vida resplandece onde quer que ele esteja, aonde é que ele poderia desejar estar? Aonde quer que a vida esteja!   Ou seja, em qualquer lugar!   E o que nos acompanha aonde quer que estejamos?   A própria vida! O ser!   Mas como pode a vida resplandecer para aquele que não conhece a Fonte da Vida?   Não, ela não pode!   Só o mergulho profundo, completo, pleno, total e inequívoco, nas profundezas da existência que nos acalenta a vida e nos dá consciência do existir, poderá responder quem tu és, e esta resposta te levará a conhecer a Fonte da Vida.   Mergulhe e encontre a si mesmo até o instante em que você possa perceber a vida resplandecer onde quer que você esteja!   Seja!

A grama cresce por si mesma

À semelhança do crescimento da planta, nós humanos, possuímos dentro de nós a semente do florescimento da consciência. A suprema qualidade da terra é servir de cultivo para o reino vegetal. E a do corpo é receber a flor de lótus da consciência e vê-la crescer, florir e dar frutos. O processo de crescimento de uma árvore é um processo natural, não há necessidade de esforços, de sacrifícios, de preocupações, de métodos, de teorias, de complexos estudos e minuciosos treinamentos, para que a semente possa brotar e crescer, isto se deve ao fato de que na semente já está todo o potencial para que ela se transforme naquilo que já é. A vida e o caminho se realizam por si mesmos, sem a necessidade de nossos esforços ou intervenções. Em nós já existe todo o potencial, basta não interferir.  A realidade não depende de nossas interferências, a realidade simplesmente é. Permita-se ser quem você é em sua essência. Nós não estabelecemos nossa realidade, ass...