Pular para o conteúdo principal

O Estado Natural




O Estado Natural é, por assim dizer, um estado livre de opressão interna e externa, de fixações em imagens, inclusive da autoimagem, não carrega ambições, medos, desejos ou qualquer ideia de presente, passado ou futuro.

Aquele que se assentou em seu Estado Natural, expressão utilizada por U.G Krishnammurti, a qual eu tomo emprestado aqui, não mais verá a si mesmo como alguém especial, importante, um indivíduo acima de todos os sujeitos, superior e dotado de um estado especial, muito pelo contrário, o que é natural não pode ser revindicado por nenhum sujeito.

O Estado Natural revela a solitude como uma realidade intrínseca à natureza, isto quer dizer que àquele ou àquela que se estabeleceu em seu Estado Natural de Ser, se encontra desacompanhado, sem nenhum vínculo, sem nenhuma dívida, sem nenhuma obrigação para com nada ou ninguém, o que não significa que aquele que está em seu estado natural, agirá de forma anti-ética, ao contrário, todos aqueles que aparentemente, pareceram compartilhar a partir desse estado, sempre se demonstraram como um fonte inesgotável de compaixão, para com todos aqueles que não percebem este estado em si mesmos, ainda que essa essência esteja presente em tudo e em todos.

As ações daquele que se encontra assentado em seu Estado Natural, não são oriundas do medo ou do desejo, mas são naturais, não buscam reconhecimento, destaque ou jamais apresentarão qualquer presunção, narcisismo ou vaidade. 

As ações nascidas neste estado não buscará resultados, pois não nasce de um anseio pessoal. Suavemente e vigorosamente como às águas que descem a margem de um rio, assim surgem as ações daquele que se encontra em seu Estado Natural, de modo espontâneo.

Ao que tudo indica, o Estado Natural é fruto de um trabalho, sendo um resultado da liberação da ilusão da ignorância, que faz o sujeito acreditar existir separado da existência. Por se tratar de um trabalho, um processo gradativo , contínuo, que requer tempo, para que este estado possa se assentar, se faz necessário.

Este estado é fruto do florescimento das qualidades da Consciência e, representa em diversos aspectos, um trabalho de renúncia, pois enquanto o sujeito se encontra identificado e apegado a sua condição autocentrada e egoica, não é possível encontrar um espaço interior onde sua essência possa ser reconhecida.


Referência:

U.G. Krishnamurti. The Natural State. Edição organizada por Peter Maverick. New Delhi, India 2005

Editora Advaita. Biografia. Uppaluri Gopala Krishnamurti. Site Yoga Brasil 2010 – disponível em: https://www.yogabrasil.org/estudos/biografias/yogis/800-uppaluri-gopala-krishnamurti-krishnamurti-ug. Acesso em:

Imagem utilizada nessa postagem feita pelo fotógrafo Tailândes Sasin Tipchai - seu perfil no instagram: @sasintipchai

Comentários

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

A Macro e a Micro-Violência

A violência nunca é um fenômeno individual e isolado, se quer posso crer  na existência de qualquer outro fenômeno que seja completamente individual, porque o individual é reflexo do macro, como o macro é um reflexo do micro, tudo se interpenetra para a criação de um todo, de um conjunto que se interage através de múltiplas vias. A violência é uma linguagem, uma forma de expressão infantil, primitiva, instintiva, reativa de causa complexa e multifacetada, mesmo após diversos estudos realizados nas mais variadas áreas do saber, como a biologia, a antropologia e a psicologia a comunidade científica não responde de forma satisfatória ao dissecar todas as nuances relacionadas ao fenômeno da violência, a não ser hipóteses diversas que ora se encaixam a determinada situação e ora não, mas nunca revelando completamente a chave da questão. Se onde está o problema está também a solução, conhecer as causas da violência torna-se uma questão de fundamental importância para o estabelecimento d

O Encontro Santo e a Reversão do Pensamento (UCEM)

É a partir do encontro santo que o processo de reversão do pensamento tem início realmente, por isso o curso em si é apenas um começo. Sua base teórica só é necessária para tornar o estudante disponível, aberto e vulnerável para este encontro e não para uma compreensão minuciosa e intelectual de como funciona todo o processo, caso contrário o estudante se sentiria paralisado pelo medo ao perceber ameaçada toda a extrutura do pensamento do ego ao sentir a presença do sagrado revelado através do instante santo. O instante santo se dá quando duas ou mais "pessoas" deixam de perceberem a si mesmas como entidades físicas separadas e através da percepção direta descobrem que na verdade são uma única presença, uma única consciência em uma só expressão da unicidade. Quando a ideia de um eu separado (que é somente uma crença profundamente arraigada na base de pensamento do ego), é suspensa através da vivência do instante santo, o medo e a culpa também são suspensos,

O Ser e o Eu Autocentrado

Um dos dogmas humanos mais aceita por toda a humanidade é o dogma da individualidade, do ser existente separado do todo, do homem particular, da ilha distante... Este ser autocentrado procura de todas as formas se destacar perante os demais através do contraste e, para isto, busca o reconhecimento dos seus contemporâneos, parecendo não compreender que uma conquista individual que dependa de um reconhecimento coletivo, jamais será um fenômeno individual, e sim um fenômeno de um todo. A necessidade de ser especial é uma das características mais marcantes do eu autocentrado, ser ele mesmo e realizar o próprio ser não lhe basta, é necessário ter mais do que outro, mais prestígio ou mais poder, mais beleza ou mais inteligência, mais sexo ou mais espiritualidade, mais sofrimento ou mais prazer, mais miséria ou mais riqueza não importa, ele precisa ter mais e, assim ser especial, ele precisa se diferenciar com relação aos demais através do contraste, sem contraste ele se sente co