Pular para o conteúdo principal

A Frágil Muralha da Ilusão e o Caminho que conduz para o Despertar! (2ª Parte)



Muitos daqueles que alcançarem a suprema realização através do caminho para o despertar, irão rir tal como o primeiro patriarca Zen riu diante de uma multidão de monges, após um longo período de silêncio em que o Buda segurava uma flor diante de si, e ensinava em quietude o transcendental, que é aquilo que está além do símbolo e da forma, a verdade que não pode ser dita, mas tão somente vivenciada.

A piada cósmica não pode ser contada mediante palavras, caso contrário ela não teria a mínima graça, mas é diante da perplexidade do fato de que naquele momento é dado ao nobre buscador, compreender que tudo aquilo que ele se esforçou por anos a fio (aqueles que acreditam em reencarnação dirão que por séculos e milênios), já se encontrava dentro dele e ao seu redor, assim como em todos os lugares, durante todo tempo e nunca limitado pelo tempo-espaço.

Neste momento de despertar o nobre buscador perceberá com toda a clareza, de que toda aquela imensa muralha de dificuldades, apegos, sofrimentos, condicionamentos, conflitos, auto-enganos, pecados, culpas, julgamentos, toda esta torre de babel era na realidade uma frágil muralha de ilusão, e este não conseguirá compreender como, de forma, era possível que este pequeno grão de areia pudesse impedi-lo de enxergar o infinito e assim trilhar com pleno êxito o caminho para o despertar.

Do que temos medo afinal? De perder nossas limitações? Porque só isto que temos a perder!

Aquele que desconhece a si mesmo é como um pobre mendigo “descansando freneticamente” sobre um tesouro enterrado, pedindo esmolas por anos a fio, até que um dia um estranho o instiga a cavar em direção as profundezas do "seu chão" de dormir, possibilitando-o que este encontre o tesouro de sua libertação.

Aquele que desconhece a si mesmo busca desesperadamente formas externas que o possibilitem alcançar o êxito, a felicidade, sua segurança e libertação, quando a sua própria consciência está ilusoriamente identificada com uma forma que este acredita ser ele mesmo, e se perde no seu auto-conceito e na tragédia de que toda a forma se dissolve, se agrega para se desagregar, se une para se separar, e tal como no mito de Sísifo fica rolando uma pedra, por toda a eternidade, sem conseguir lançá-la para fora do seu vulcão que dorme, pois ao chegar no topo, volta a rolar novamente a descer esta íngreme elevação.

Vivemos hoje uma época privilegiada, porque muitos estão aprendendo a discernir a ilusão da verdade, e desta forma, muitas pessoas estão no caminho do despertar.

E certamente todos em algum momento despertarão, porque aquele que busca, não deve cessar de buscar até encontrar, e quando encontrar ficara estupefato, irá gargalhar, pois na verdade ele buscava a si mesmo, em sua essência, em sua completude, em sua consciência plena, buscava o pleno despertar!

Acordará do seu sono como quem tem um longo sonho e se tornará um com a realidade suprema!

Comentários

  1. cada vez mais fica nítido meu caminho. este texto é uma flor pra mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

A Macro e a Micro-Violência

A violência nunca é um fenômeno individual e isolado, se quer posso crer  na existência de qualquer outro fenômeno que seja completamente individual, porque o individual é reflexo do macro, como o macro é um reflexo do micro, tudo se interpenetra para a criação de um todo, de um conjunto que se interage através de múltiplas vias. A violência é uma linguagem, uma forma de expressão infantil, primitiva, instintiva, reativa de causa complexa e multifacetada, mesmo após diversos estudos realizados nas mais variadas áreas do saber, como a biologia, a antropologia e a psicologia a comunidade científica não responde de forma satisfatória ao dissecar todas as nuances relacionadas ao fenômeno da violência, a não ser hipóteses diversas que ora se encaixam a determinada situação e ora não, mas nunca revelando completamente a chave da questão. Se onde está o problema está também a solução, conhecer as causas da violência torna-se uma questão de fundamental importância para o estabelecimento d

O Encontro Santo e a Reversão do Pensamento (UCEM)

É a partir do encontro santo que o processo de reversão do pensamento tem início realmente, por isso o curso em si é apenas um começo. Sua base teórica só é necessária para tornar o estudante disponível, aberto e vulnerável para este encontro e não para uma compreensão minuciosa e intelectual de como funciona todo o processo, caso contrário o estudante se sentiria paralisado pelo medo ao perceber ameaçada toda a extrutura do pensamento do ego ao sentir a presença do sagrado revelado através do instante santo. O instante santo se dá quando duas ou mais "pessoas" deixam de perceberem a si mesmas como entidades físicas separadas e através da percepção direta descobrem que na verdade são uma única presença, uma única consciência em uma só expressão da unicidade. Quando a ideia de um eu separado (que é somente uma crença profundamente arraigada na base de pensamento do ego), é suspensa através da vivência do instante santo, o medo e a culpa também são suspensos,

Quando Osho Me Ensinou a Dançar!

Quando eu o vi pela primeira vez, bailando com um vigor natural, semelhante a tornados que se formam antes das tempestades e gracioso tal como a flor ao desabrochar, eu logo me apaixonei pelo meu professor de dança, Osho. Eu me aproximei encantado, era uma experiência arrebatadora, me senti erguido aos reinos celestiais e me senti um privilegiado por poder apreciar tamanho acontecimento histórico e sem igual desde os primórdios de quando nós humanos começamos a dançar. Ao me aproximar o reverenciei com as palmas justapostas em oração e curvando-se lentamente, no qual ele me respondeu com um sorriso puro e franco tal como o sorriso de uma criança. Minhas primeiras palavras foram – Me ensine a dançar tal como você mestre! E tal foi a sua resposta: - Isto é impossível, e mesmo se fosse possível não seria algo belo, verdadeiro, espontâneo, te ensinar a dançar como eu mesmo, seria te oferecer uma espécie de cópia, que valor isto teria? – Percebendo em minha