Pular para o conteúdo principal

EU SÓ POSSO AJUDAR A MIM MESMO!




As religiões ocidentais como um todo, e grande parte das religiões orientais enaltece acentuadamente a prática do altruísmo.


O Kardecismo expressa está tendência em seu ápice ao afirmar no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo ao dizer que "Fora da caridade não há salvação" a ponto de colocá-la como o único meio de atingirmos nossa realização espiritual.


Tal fato pode ser encarado tal como um dogma. E discutir dogmas é para as pessoas que o aceitam quase uma ofensa, um desrespeito, um insulto.
.
No entanto, creio que os espíritas serão os que menos se sentiriam assim com relação a este questionamento, pois o próprio diz construir suas crenças em bases racionais e em observações empíricas enquadradas dentro de uma metodologia, portanto aberta a discussões e a avanços na compreensão de seus objetos de investigações.


Porém, a vivência espiritual nos tem mostrado que a caridade pode tornar-se inclusive um empecilho para o nosso despertar, ao lermos o Poder de Agora ou outras obras de Eckhart Tolle notamos que o caminho para o despertar não depende de rituais externos ou de práticas esotéricas, sejam elas ritualísticas ou altruísticas.
.
O despertar dependerá unicamente do contato consciente do individuo com a natureza essencial do Ser, ou seja, do encontro consigo mesmo, o oráculo de Delfos apresentou ao mundo o caminho e Sócrates tornou tal ensinamento de conhecimento universal e patrimônio espiritual da humanidade que afirma antes de qualquer coisa "conheça-te a ti mesmo" Ou seja, o princípio de toda sabedoria consiste no conhecimento de si mesmo.


Somente um homem desperto pode realizar a caridade, porque ele o faz de maneira iluminada, e ele a prática vivenciando o aqui e agora, não visando um benefício futuro próprio ou redimir-se de erros que cometera no passado.
.
O individuo que não entende que toda situação se dá devido a uma série de causas e efeitos, não compreende os motivos que levaram ao seu semelhante a viver um estado de infortúnio e miséria material, física ou espiritual, assim não compreende também o seu papel diante daquela situação e muito menos de que cada homem é responsável por seu atual estágio de vida e que, portanto somente ele mesmo pode fazer algo por si.
.
É claro que está compreensão não justifica a ausência de compaixão, os hindus compreendem tal fato e não valorizam e nem reconhecem o altruísmo dentro de sua prática espiritual e a caridade como uma virtude e é obvio que uma cristã como Madre Tereza de Calcutá transformar-se-ia numa figura santificada no ponto de vista católico ocidental, vivendo neste meio, pois através de sua compaixão ela sempre se predispôs a ajudar e a amenizar a dor de todo e qualquer semelhante, portanto é necessário olhar para tais acontecimentos e buscar neles o caminho do meio.
.
Antes mesmo de alcançarmos o despertar podemos entender que não existe caridade no sentido que tal ato é atualmente compreendido pelas religiões.
.
As religiões acreditam que devemos nos esquecer de nós mesmo e vivermos para o nosso semelhante como forma de crescermos espiritualmente, o que não é verdade, se ao praticarmos um ato altruísta e com ele nos sentirmos bem, teremos a tendência inata de querer repetir aquele fato para que possamos sentir novamente aquele prazer, aquela leveza, ou seja, fazemos por nós mesmos, pelo bem que tal ato nos proporciona e isto em si já não é maravilhoso?
.
Podemos compreender que em última instância quando ajudamos alguém estamos no fundo ajudando a nós mesmos a nos sentirmos melhor e ter a oportunidade de apreender com o próximo e seu histórico de dificuldades nesta vida.
.
Numa outra esfera de compreensão que só pode ser plenamente realizada através da experiência direta com a verdade e não através do meio lógico e intelectual, ou seja, só pode ser vivenciada através da iluminação, mas que podemos ter uma vaga idéia através da linguagem, compreende-se o seguinte:
.
Como você se sentira ao saber que o mendigo que se encontra jogado na calçada, o doente em sua cama, o moribundo no seu leito de morte ou a mãe que passa fome junto com o seu filho não são separados de ti? E que tais pessoas são você mesmo? Desta forma quem você ajudaria ao socorrê-las? O outro ou a ti mesmo?
.
Ao atingirmos o despertar espiritual através da iluminação pela prática do poder do agora ou do poder do silêncio ou através de qualquer outro caminho espiritual genuíno, estaremos contribuindo até mesmo com o individuo que se encontra na esfera mais longínqua do nosso planeta, uma mente que se ilumina torna a mente humana mais iluminada, a luz da iluminação espiritual ajuda a todos os nossos ancestrais assim como todos aqueles que ainda não nasceram neste plano, você consegue crer haver ato mais altruísta que este?
.
Ao atingir a paz profunda através do seu bem estar interior você vibra numa sintonia que auxilia a todas as pessoas a sua volta que esteja em qualquer lugar do tempo ou do espaço.
.
O Poder do Agora mostra-nos um caminho para o despertar que não depende da prática altruísta da forma tal como compreendida pela religião, a religião muitas vezes é um empecilho para compreender as leis espirituais.
.
Da prática de caridade nasce muito orgulho, sentimento de poder, destaque individual, realização pessoal, bens esses que interessam somente ao ego humano.
.
O que seria do filantropo sem o seu reconhecimento pessoal e coletivo de que existem pessoas miseráveis que necessitam de sua ajuda?
.
A caridade depende da miséria para existir e a miséria depende da falta de consciência, portanto a caridade muitas vezes é um meio de lidar com os efeitos e não com as causas e raízes do problema.
.
Eu só posso ajudar a mim mesmo, mas devo lembrar-se que ajudar ao próximo é também ajudar a mim e que, portanto o auxilio a quem pede ajuda é um ato que me ajuda atingir a minha própria auto-realização, assim como pedir ajuda, porque é eficaz para desinflar o ego, o grande empecilho do nosso “crescimento” espiritual.
.
Por esta o ego não esperava, ser desmascarado até mesmo no seu ato dogmático que ele ilustra e declara-o como virtude moral e meio para a salvação.

Comentários

  1. Hmm...

    Se puder faz um tópico sobre, pós morte... gostaria de saber sua opinião a respeito

    ResponderExcluir
  2. Gui, o meu foco é somente o aqui e agora, a morte e a vida existem aqui e agora, se estou na presença de Deus e consciente do seu amor, permitindo que Ele flua para dentro de mim eu estou vivo, caso contrário, estou morto.

    E só isto que tenho para dizer com relação a morte.

    Paz Profunda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

A Macro e a Micro-Violência

A violência nunca é um fenômeno individual e isolado, se quer posso crer  na existência de qualquer outro fenômeno que seja completamente individual, porque o individual é reflexo do macro, como o macro é um reflexo do micro, tudo se interpenetra para a criação de um todo, de um conjunto que se interage através de múltiplas vias. A violência é uma linguagem, uma forma de expressão infantil, primitiva, instintiva, reativa de causa complexa e multifacetada, mesmo após diversos estudos realizados nas mais variadas áreas do saber, como a biologia, a antropologia e a psicologia a comunidade científica não responde de forma satisfatória ao dissecar todas as nuances relacionadas ao fenômeno da violência, a não ser hipóteses diversas que ora se encaixam a determinada situação e ora não, mas nunca revelando completamente a chave da questão. Se onde está o problema está também a solução, conhecer as causas da violência torna-se uma questão de fundamental importância para o estabelecimento d

O Encontro Santo e a Reversão do Pensamento (UCEM)

É a partir do encontro santo que o processo de reversão do pensamento tem início realmente, por isso o curso em si é apenas um começo. Sua base teórica só é necessária para tornar o estudante disponível, aberto e vulnerável para este encontro e não para uma compreensão minuciosa e intelectual de como funciona todo o processo, caso contrário o estudante se sentiria paralisado pelo medo ao perceber ameaçada toda a extrutura do pensamento do ego ao sentir a presença do sagrado revelado através do instante santo. O instante santo se dá quando duas ou mais "pessoas" deixam de perceberem a si mesmas como entidades físicas separadas e através da percepção direta descobrem que na verdade são uma única presença, uma única consciência em uma só expressão da unicidade. Quando a ideia de um eu separado (que é somente uma crença profundamente arraigada na base de pensamento do ego), é suspensa através da vivência do instante santo, o medo e a culpa também são suspensos,

Quando Osho Me Ensinou a Dançar!

Quando eu o vi pela primeira vez, bailando com um vigor natural, semelhante a tornados que se formam antes das tempestades e gracioso tal como a flor ao desabrochar, eu logo me apaixonei pelo meu professor de dança, Osho. Eu me aproximei encantado, era uma experiência arrebatadora, me senti erguido aos reinos celestiais e me senti um privilegiado por poder apreciar tamanho acontecimento histórico e sem igual desde os primórdios de quando nós humanos começamos a dançar. Ao me aproximar o reverenciei com as palmas justapostas em oração e curvando-se lentamente, no qual ele me respondeu com um sorriso puro e franco tal como o sorriso de uma criança. Minhas primeiras palavras foram – Me ensine a dançar tal como você mestre! E tal foi a sua resposta: - Isto é impossível, e mesmo se fosse possível não seria algo belo, verdadeiro, espontâneo, te ensinar a dançar como eu mesmo, seria te oferecer uma espécie de cópia, que valor isto teria? – Percebendo em minha