segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PORQUE ODIAMOS A FILOSOFIA?




Porque a filosofia é tão desprezada pela sociedade?

Porque os jovens de hoje em dia torcem o nariz quando ouvem esta palavra? Porque a cada dia mais e mais universidades retiram da sua grade de ensino o curso de filosofia? e porque muita gente afirma odiar a filosofia?

Eis uma questão filosófica muito simples de responder.

Pensar não é uma atividade comum ou valorizada por nossos contemporâneos.

Pensar hoje nada mais é do que um "conjunto de reflexos condicionados, organizados em poucas e imprecisas etapas, que tem por intuito resolver um problema ordinário de ordem prática, que em 99% das vezes envolvem questões ligadas ou a dinheiro, relacionamento ou ao próprio corpo".

Este "pensamento" prático faz do pensar mais elaborado, cuidadoso, exigente ou até metódico, algo enfadonho por todos aqueles cujos hábitos profundamente arraigados não permitem se dar ao "trabalho" de pensar por meio de uma reflexão mais ampla.

Neste sentido o filósofo realmente incomoda e torna-se um ser detestável, porque o filósofo pertuba o sono da razão.

A preguiça coletiva no ato natural de pensar, a letargia de raciocínio e a incapacidade para a reflexão são os verdadeiros alicerces do status quo, ou seja, de um sistema formado por "não pensadores" (individuos incapazes de pensar a sua própria existência), despreocupados com a justiça, com o bem coletivo, com o amadurecimento e com o exercício das capacidades da inteligência humana.

Odiamos a filosofia porque preferimos continuar dormindo o sono da razão, desta forma, não há necessidade de amadurecermos, nos preocuparmos com questões fundamentais para a vida, para a sociedade e o mais importante não precisamos perder tempo, porque tempo é dinheiro e pensar só é válido quando o foco do pensamento é como ganhar mais dinheiro.

Logo se filosofia não dá dinheiro e não resolve questões práticas do cotidiano ela é digna de desprezo e de ódio.

Coitada da filosofia. Ou melhor, coitada desta sociedade alienada de si mesma.

Um comentário:

Tom disse...

Foto: Flávio de Aquino
Edição: Iara de Aquino
Postagem: Washington de Aquino

Postar um comentário

Comente para compartilhar amorosamente aquilo que aqui amorosamente foi compartilhado!

Grato!

Seguidores