Pular para o conteúdo principal

Desconstruindo o Eu-Autocentrado (Genealogia 1ª Parte)


O eu-autocentrado é um padrão de condicionamento psicológico de origem psicossocial que se forma a partir do processo de pré-humanização do indivíduo através da cultura em que este se encontra inserido.

Para que possamos trabalhar na sua desconstrução precisaremos primeiro entender a sua formação e, principalmente compreender, porque há esta necessidade que ele seja desconstruído.

Em sociedades tribais, o eu-autocentrado é um fenômeno inexistente, os papéis sociais são fixos e a compreensão humana a respeito do ciclo de vida de cada indivíduo são simples, a cooperação se sobrepõe a competição e, desta forma, toda a evolução se dá de maneira coletiva e, desta forma, um ser humano não sobrepuja ao outro.

Vamos trabalhar algumas hipóteses, para entender de que maneira possa ter ocorrido uma mudança na dinâmica psicossocial entre os povos antigos.

A competição surge no cenário humano através da necessidade de defesa contra inúmeras ameaças, o homem passa a competir pela necessidade da sobrevivência, a princípio esta competição é contra ameaças naturais como animais e riscos inerentes à natureza selvagem.

Até num determinado momento histórico, conforme a expansão tribal ou migrações de nômades, ocorreram os primeiros encontros entre tribos, que naturalmente pode ter causado um grande espanto e inclusive ter despertado o medo de ambos os lados, e tenha surgido, por conta desta ameaça concebida, a primeira guerra da história.

A partir do instante em que as ameaças começaram a tornarem-se ainda mais tangíveis e se fazerem mais presentes, fora preciso devido a uma necessidade de adaptação e sobrevivência, desenvolver mais e mais as habilidades de defesa, tanto no sentido de criar instrumentos que pudessem os auxiliar, assim como fortalecer o corpo e aperfeiçoar a habilidade motriz para o combate.

E diante de derrotas começaram a surgir divergências de pensamento quanto a estratégia de guerra, assim como a se fazer notório o desenvolvimento e a habilidade superior de alguns membros em comparação a outros, surgindo a partir daquele instante papéis de liderança dentro de um grupo e, consequentemente, subordinação.

A partir da existência da liderança iniciou-se a formação do comportamento que aqui chamo de 'eu-autocentrando', ou seja, neste instante a idéia de ser, deixa de centralizar-se no coletivo e passa a estar centrada no comportamento isolado no indivíduo.

Isto tudo se dá  e se desenvolve principalmente após o desenvolvimento da agricultura, que trás para aquelas sociedades uma idéia de propriedade mais desenvolvida e necessidade de expansão territorial como fato consumado.

A partir dai surge a necessidade de criar um sub-grupo dentro de um grupo, os lideres necessitam trazer para mais perto de si aqueles que se destacam, a partir daí surgem novas identidades, desde aquele que se destaca pela inteligência estratégica ou inventiva ao criar novos instrumentos bélicos, desde aquele que se destaca pela bravura e lealdade ou aquele outro que se destaca pela força e capacidade de lutar.

Começa então a surgir a idéia (na prática), de especialização.

Quanto mais se desenvolve, as relações organizativas no cerne desta sociedade, mais complexa se torna a identidade individual, e a partir da captura de seres humanos pertencentes a outras tribos, surge uma outra classe formada a partir deste processo de escravidão.

E a partir de tudo isto está formado os antecendentes socias para o surgimento do eu-autocentrado tal como o conhecemos hoje. No próximo post sobre este assunto, analizaremos os pormenores psicóligicos advindos deste processo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Macro e a Micro-Violência

A violência nunca é um fenômeno individual e isolado, se quer posso crer  na existência de qualquer outro fenômeno que seja completamente individual, porque o individual é reflexo do macro, como o macro é um reflexo do micro, tudo se interpenetra para a criação de um todo, de um conjunto que se interage através de múltiplas vias. A violência é uma linguagem, uma forma de expressão infantil, primitiva, instintiva, reativa de causa complexa e multifacetada, mesmo após diversos estudos realizados nas mais variadas áreas do saber, como a biologia, a antropologia e a psicologia a comunidade científica não responde de forma satisfatória ao dissecar todas as nuances relacionadas ao fenômeno da violência, a não ser hipóteses diversas que ora se encaixam a determinada situação e ora não, mas nunca revelando completamente a chave da questão. Se onde está o problema está também a solução, conhecer as causas da violência torna-se uma questão de fundamental importância para o estabelecimento d

O Encontro Santo e a Reversão do Pensamento (UCEM)

É a partir do encontro santo que o processo de reversão do pensamento tem início realmente, por isso o curso em si é apenas um começo. Sua base teórica só é necessária para tornar o estudante disponível, aberto e vulnerável para este encontro e não para uma compreensão minuciosa e intelectual de como funciona todo o processo, caso contrário o estudante se sentiria paralisado pelo medo ao perceber ameaçada toda a extrutura do pensamento do ego ao sentir a presença do sagrado revelado através do instante santo. O instante santo se dá quando duas ou mais "pessoas" deixam de perceberem a si mesmas como entidades físicas separadas e através da percepção direta descobrem que na verdade são uma única presença, uma única consciência em uma só expressão da unicidade. Quando a ideia de um eu separado (que é somente uma crença profundamente arraigada na base de pensamento do ego), é suspensa através da vivência do instante santo, o medo e a culpa também são suspensos,

O Ser e o Eu Autocentrado

Um dos dogmas humanos mais aceita por toda a humanidade é o dogma da individualidade, do ser existente separado do todo, do homem particular, da ilha distante... Este ser autocentrado procura de todas as formas se destacar perante os demais através do contraste e, para isto, busca o reconhecimento dos seus contemporâneos, parecendo não compreender que uma conquista individual que dependa de um reconhecimento coletivo, jamais será um fenômeno individual, e sim um fenômeno de um todo. A necessidade de ser especial é uma das características mais marcantes do eu autocentrado, ser ele mesmo e realizar o próprio ser não lhe basta, é necessário ter mais do que outro, mais prestígio ou mais poder, mais beleza ou mais inteligência, mais sexo ou mais espiritualidade, mais sofrimento ou mais prazer, mais miséria ou mais riqueza não importa, ele precisa ter mais e, assim ser especial, ele precisa se diferenciar com relação aos demais através do contraste, sem contraste ele se sente co